sábado, 15 de dezembro de 2012

HYPEBOT: O quão poderosa é a conta de Justin Bieber no twitter?

Atualmente, Justin Bieber possui mais de 31 milhões de seguidores na rede social Twitter, e, por tanto, é uma grande influência em vários aspectos para cada um de seus fãs. Influência talvez suficiente para ser ainda maior que vários outros famosos meios de comunicação que estão nas vidas das pessoas à anos.

Um exemplo dessa grande influência exercida pelo cantor em seus seguidores, é o resultado de Carly Rae Jepsen, que começou a obter grande sucesso internacionalmente após Justin falar sobre sua música “Call Me Maybe” na rede social. Esse assunto, o poderio de Bieber no site, foi tema de um artigo no site Hypebot, como você pode ler abaixo:
“Boa publicidade leva muito tempo e muito dinheiro… Pelo menos é como deveria ser. Deveria exigir qualificados publicistas e promotores batendo os telefones e bombardeando as caixas de entrada de cada blog, estação de rádio, revista, jornal e talk show  para se ter exposição suficiente para lançar como sucesso o primeiro single de um novo artista, elevando-os acima do normal, colocando-os na “pasta” da competitiva cultura da elite. Na maioria dos casos, isso é o que é preciso, mas no caso de Carly Rae Jepsen, bastou um tweet.
Call Me Maybe de Carly Rae Jepson é possivelmente a música mais chiclete que eu já ouvi lol” Justin Bieber twittou um dia antes da véspera de ano novo, 30 de dezembro de 2011 e em breve seus seguidores retwittaram a mensagem 15.931 vezes, proporcionando a inércia inicial para começar a carreira de Carly Rae Jepsen nos Estados Unidos. Em seguida, com o apoio da mídia tradicional e mais tarde nas rádios “Call Me Maybe” construiu suficiente impulso para alcançar o primeiro lugar na Billboard Hot 100 e assumir a residência por lá durante o verão.
Todas as carreiras de música começam em repouso e exigem uma enorme força para se mover. Uma vez que o processo começa a “andar”, a força necessária para acelerar o pedregulho é menor que a força necessária para movê-lo inicialmente. Normalmente, a força inicial requer exposição em muitos meios de comunicação e um monte de dinheiro, mas Bieber aplicou aquele tipo de força no tempo que leva para compor uma mensagem de 140 caracteres e gratuitamente.
O Twitter de Bieb logo tornou-se uma notícia. Artigos em revistas como The New York Times e The New Yorker destacam citações de mestres de publicidade, todos confirmando que o alcance da conta de Twitter de Bieber é notável. Quando Barry Lowenthal, da empresa Media Kitchen a qual trabalhou com Justin para lançar seu perfume Girlfriend foi questionado sobre o alcance de mídia social de Bieber ele respondeu, “você pode imaginar quanto custaria para atingir mais de 40 milhões de pessoas nos meios de comunicação hoje? 10 Milhões dólares, se esse público fosse alcançado por meio de três comerciais no final da temporada de American Idol.” O número 40 milhões refere-se ao alcance de Justin através de múltiplas plataformas de mídia social, mas o ponto continua o mesmo; O alcance de mídia social de Justin Bieber é uma força com a qual se pode contar.
Com a maioria de nós tendo somente alguns cem amigos no Facebook, o poder do Twitter de Bieber com 30,951,150 seguidores (isso no dia 02/12/2012) é totalmente difícil de compreender, no entanto, quando bem analisado, seu poder torna-se mais claro.
Uma aparição em um talk show da noite é uma das oportunidades mais cobiçadas para músicos. Um desembarque é difícil e exige a experiência e a rede de forma altamente qualificados, altamente pagos publicitariamente. O mais popular desses shows é o Tonight Show com Jay Leno, com média de cerca de 3,6 milhões espectadores cada noite. O segundo mais popular é o Late Show with David Letterman, com média de 3,2 milhões de espectadores por noite. Jimmy Kimmel tem em média 1,8 milhões, The Daily Show em média 1,4 milhões e Conan O’Brien em média 1 milhão de espectadores. Todos esses shows no ar simultaneamente e se um artista aparecer em todos eles na mesma noite, a artista atingiria um público total de 11 milhões de espectadores, ou aproximadamente 36% do número de pessoas que seguem Justin Bieber no Twitter.
O rádio continua sendo a forma mais popular das pessoas descobrirem novas músicas. “Call Me Maybe” não foi uma canção número um, até estações de rádio começarem a tocá-la, mas ainda, mesmo que a música fosse tocada uma vez em cada estação de rádio no maior mercado de rádios nos Estados Unidos (incluindo as estações de talk & esportes) ela só atingiria um público equivalente a uma fração dos seguidores do Twitter de Bieber. Esse mercado de rádio, na área metropolitana de Nova York, contém 15,8 milhões de ouvintes acima de doze anos de idade. Los Angeles, sendo a segunda maior contém 11 milhões. Ouvintes de rádio não superam os seguidores no Twitter de Bieber até Chicago, a terceira maior, ser combinada com L.A. e Nova York, para um total de 34,6 milhões de ouvintes. Mesmo o Rush Limbaugh talk show que tem o programa de rádio sindicado mais escutado tem apenas uma escuta de metade do Twitter de Bieb, sequência com 15 milhões de ouvintes.
Um artista precisaria estar no The Wall Street Journal (2,1 milhões de assinantes), USA Today (1,8 milhões), The New York Times (1,6 milhões), na revista Rolling Stone (1,5 milhões), revista People (3,6 milhões), revista Time (3,3 milhões), Cosmopolitan (3 milhões), Maxim (2,5 milhões), The Oprah Magazine (2,4 milhões), Seventeen (2 milhões), Us Weekly (2 milhões), Entertainment Weekly (1,8 milhões), Newsweek (1,5 milhões – embora logo encerre sua edição impressa) e The New Yorker (1 milhão) para ter um alcance de mais de 30 milhões de leitores. A única que tem uma tiragem comparável ao Twitter de Bieber a seguir é a revista AARP que possui uma tiragem de 22,5 milhões e seu núcleo demográfico está em extremos opostos da faixa de idade. Esses números representam a circulação física de cada revista e não o fator em vistas de seus websites.
Talvez a música não passaria nove semanas no número um se fosse não habilmente composta, produzida, realizada, misturada e masterizada. Talvez acompanhadores do Twitter não são perfeitamente equivalente a uma revisão de uma revista ou jornal, ao rádio ou a performance ao vivo em um talk show de tarde da noite. E talvez o tweet de Bieber foi apenas um grande ponto em conectar o quebra-cabeça que se tornou a imagem de sucesso de “Call Me Maybe”, mas nunca a menos, Justin Bieber tem a capacidade de chegar a quase um décimo do país a partir de uma foto tirada de seu telefone celular ao comer o pequeno-almoço, e isso não lhe custa um centavo. Apelo-que – talvez – uma virada de jogo.”
Fonte:BieberFeverBrasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o blog!