segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Mike Lerner conta como é trabalhar com Justin Bieber durante entrevista à Peta Pixel


Recentemente, durante uma entrevista ao famoso site Peta Pixel, o fotógrafo oficial da turnê de Justin BieberMike Lerner, contou detalhes sobre seu dia-a-dia durante a maratona de shows e sobre como é trabalhar com o canadense. Confira o bate-papo completo traduzido por nossa equipe a seguir:


PP: Como você se tornou o fotógrafo oficial de show do Justin Bieber? Você pode nos contar a história por trás disso?
ML: Não é uma história muito emocionante. Um colega meu, quando estava em Brooklyn, dividia espaço de escritório com Brad Haugen, uma das pessoas relacionadas a Justin, que ainda estava tocando em Nova York. Ele ouviu que eles estavam procurando por um novo fotógrafo, e meu companheiro de quarto, sabendo do meu trabalho mencionou o meu nome. Ele perguntou se podia ver o meu trabalho. Isso foi numa sexta-feira. Eu ainda não tinha um bom site na época, então eu tinha um amigo me construiu um muito simples. Na segunda-feira Brad me disse que ele realmente gostava do meu trabalho e que ele teve que passar por mais um par de pessoas para obter uma resposta final. Uma semana depois, eu estava no telefone com Justin, e ele disse que gostou do meu trabalho e estava ansioso para me ter na turnê. Sua turnê mundial começou uma semana e meia mais tarde, e minha carreira como fotógrafos de turnês do Justin Bieber começou.

PP: Como é um dia típico de quando você está em turnê com Justin?
ML: Essa é a coisa, realmente não há dia típico, mas eu vou dar uma resposta. Eu acho que um dia “típico” seria ou hotel ou ônibus de manhã antes do show. Se for um dia de show eu costumo ir para o local por volta das 2-3 horas da tarde para um pouco de almoço. Em seguida, alguns dos dançarinos/membros da banda e eu provavelmente vamos verificar se há alguma coisa em torno do local. Se não, eu só ouço música em um canto e durmo. Em alguns shows, Justin faz o que é chamado de “passagem de som”, onde as pessoas têm a oportunidade de assistir a ele e à passagem de algumas músicas e fazer-lhe perguntas. Estes são sempre bons para fotografar. Algum tempo depois disso tem o meet and greet. Eu não tiro as fotos do meet and greet, mas eu me certifico de estar lá porque o garoto é incrível com seus fãs, e eu quero estar lá para capturar isso. Sério, alguém que tem uma coisa de ruim a dizer sobre Justin nunca o viu interagir com seus fãs em um meet and greet. O garoto tem um coração enorme.



Após o meet and greet é a hora do jantar e um pouco de conversa. Mais ou menos uma hora antes do show eu tiro foto de tudo do backstage. Em seguida, vem o pré-show/oração, e então eu vou para fora para fotografar o show de mais ou menos 2 horas. Depois do show ou eu vou me divertir com todos ou começo a editar mais cedo. Eu costumo ter um pouco de diversão antes de eu começar a editar. Vou editar em qualquer lugar de 40-80 fotos e enviar as edições brutas na mesma noite ou na manhã seguinte, dependendo da situaçãodo Wi-Fi. Eu geralmente envio as fotos no mesmo dia. Vou dormir geralmente por volta das 4-6 da manhã e então eu faço a mesma coisa no dia seguinte. Seria tão monótono se não fosse os adoráveis dias de folga.

Às vezes, “típico” não entra em mente, porque um dia eu joguei golfe com Justin em um campo privado no Brasil sob a vigilância de guardas armados, ou visitei um hospital infantil em Liverpool ou ter viajado pela primeira vez em um jato privado, ou ter ido ao Jimmy Fallon Show, Today Show e a todos os estúdios da MTV no mesmo dia para fazer fotos dos bastidores. Isso provavelmente não seria classificar como “típico”.
PP: O quanto você está viajando, e quanto tempo livre você tem durante a turnê?
ML: Estamos viajando constantemente. Na Europa , EUA e Canadá são de ônibus. Ásia, Austrália, Oriente Médio e América Latina. Meus dias de folga são preciosos. Estou dormindo ou indo aos pontos turísticos como um turista normal. A América Latina foi difícil porque eu não iria me aventurar nas ruas de Caracas com 6 equipamentos de grande valor.

PP: Qual é a foto que você está mais orgulhoso de criar?
ML: Esta é provavelmente uma das minhas favoritas. Ele tinha acabado de terminar uma de suas músicas, em Cingapura. O palco era simpático e pequeno, talvez apenas 3-4 pés acima do chão. Ele estava olhando para a câmera de vídeo para a minha esquerda e na tela enorme que parecia que ele estava olhando diretamente para mim. É uma das minhas favoritas de todos os tempos. Eu tiro minhas fotografias RAW, mas as exibo em preto e branco, e esta imagem ficou incrível pra mim.

PP: Quais são alguns dos desafios que vem com o trabalho com um músico tão popular quanto o Justin?
ML: Há este exemplo em Londres, quando o segurança do O2 me disse que eu não podia tirar fotos ou em torno da arena. Eles não queriam que nenhum fotógrafos fora ficasse na área para tirar fotos porque irritariam os fãs ainda mais do que já estavam, e que realmente me limitava até começar uma variedade de fotos. Além disso, se aventurar na cidade e tirar fotos é difícil, porque as crianças sempre nos encontram. Fora isso, eu posso muito bem tirar fotos do que eu quiser, mas eu tenho minhas próprias limitações quando se trata de invasão de privacidade. Eu sei quando não é para tirar uma foto.

PP: Como seu fotógrafo oficial de shows, quanto acesso você tem à vida pessoal de Justin?
ML: Eu realmente não “tenho acesso”. É mais o que sou convidado a participar. Durante o ano passado e meio nós temos crescido mais em nosso relacionamento profissional. Ele me convidou para filmar seu aniversário de 18 anos no início deste ano e totalmente confia em mim. Há momentos em que eu sei quando não é para tirar uma foto. Todo mundo precisa de seu espaço pessoal e posso facilmente me sentir fora desses momentos. Eu trabalho com ele quando ele está no seu ambiente e aqueles contribuem para as melhores fotos, as fotos icônicas.

PP: Isso não é muito relacionado à fotografia, mas, a partir de suas experiências até agora, o que as pessoas não sabem sobre Justin?
ML: Mas a resposta é relacionada à fotografia! Ele é um nerd de câmeras. Sempre que eu trago qualquer um dos meus filmes e câmeras, ele está sempre interessado em verificá-los e ansioso para aprender como eles funcionam. Para a maior parte, ele comprou uma 7D com um 50mm 1.2, o que eu disse a ele que não era necessário. Mas, novamente, ele pode pagar.

PP: Alguns tablóides e outras publicações já ofereceram dinheiro por fotos do seu ponto de vista?
ML: Ah, eles tentam, e eles me ofereceram quantias absurdas por foto, mas eu não sou um paparrazzi e eu não traio a confiança. Mesmo trabalhando com Katy lembro-me no início de sua carreira, Spin Magazine me contatou sobre o uso de uma foto na revista. Eu fiquei amarradão até que ouvi o título do artigo era “Por que eu odeio Katy Perry”. Para ter uma foto de uma página em uma revista nacional é uma coisa, mas para vender para fora para um pouco de notoriedade é outra. Justin e eu não somos apenas colegas de profissão, mas nos tornamos amigos e jogar isso fora por causa de dinheiro nunca vale a pena. Além disso, tenho trabalhado com muitos outros músicos bem conhecidos, como resultado do meu trabalho com Justin e que não seria boa imprensa se eu fosse conhecido como fotógrafo que era conhecido por vender momentos privados para essas m*rdas de revistas de fofocas.

PP: Mais alguma coisa que você gostaria de dizer aos leitores da PetaPixel?
ML: Eu sei que as pessoas vão me odiar por isso. As pessoas me odeiam porque eu trabalho para Bieber. As pessoas vão me odiar porque eles odeiam o garoto. As pessoas vão odiar-me sobre a “forma como eu seguro a câmera.” As pessoas vão odiar em mim porque eu uso a engrenagem da Canon (sério, é a coisa mais patética). Qualquer fotógrafo, qualquer fotógrafo mataria para estar no meu lugar e se ele disser que não, ele estará mentindo descaradamente. Estou documentando alguém que está fazendo história.

Pronto para o odiar isto? É quase como a turnê com os Beatles, trabalhar o seu caminho através de milhares de fãs na rua como A Hard Day’s Night e sendo o único fotógrafo em um local de 30.000 lugares é emocionante. Quero dizer, sim, eu adoraria fazer uma turnê com algumas das minhas bandas favoritas. Eu absolutamente amo estar na estrada com o Kings of Leon ou Bloc Party, mas fiquei ligado e, fotografar possivelmente a pessoa mais famosa do planeta agora. Será que algum de vocês diriam que não? Realmente pense, sobre isso. Eu não suporto a Lady Gaga, mas se alguém me oferecesse a chance de fazer uma turnê pelos EUA, eu agarraria a chance, sem qualquer hesitação. Eu sei o aspecto todo de fazer turnê com menos bandas conhecidas podem fazer para melhor “arte”, mas às vezes você pode fazer arte incrível e ser pago muito bem para fazer isso.
Eu acho que ninguém deve estudar fotografia. Eu me formei em História, recebi meu BA da Universidade de St. John, e nunca tive uma aula de fotografia … o que significa que eu nunca aprendi as regras para nada. Em arte não há regras, e isso teria que ser o meu maior conselho a qualquer um. Trabalhar fora das regras para criar um corpo de trabalho, independentemente de como todo mundo aprendeu a fazê-lo. A razão das agências terem me contratado não é porque eu seguro minha câmera corretamente (eu não, de qualquer maneira). Eles me contratam porque eu criei uma marca no meu trabalho, e eu faço as pessoas sentirem alguma coisa quando olham minhas fotos. Se você não gosta do que eu faço, tudo bem, mas em vez de descriminar o que faço e quem eu sou ou com quem eu trabalho, eu desafio você a sair e tentar ser melhor. Esforce-se para ser melhor.
Fonte:BieberFeverBrasil 

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